O INCT ETEs Sustentáveis

O evento busca, a partir da liderança do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis, coordenado pelo Prof. Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, da Universidade Federal de Minas Gerais, discutir o estado da arte sobre estações sustentáveis de tratamento de esgoto, reúso de água, recuperação de recursos, aproveitamento de lodo e biogás, entre outras, bem como suas perspectivas para aprimoramento das estações de tratamento com foco na sustentabilidade. Buscou-se contemplar na programação vários estudos de caso nos temas principais do evento, apresentando projetos e iniciativas em escala real, assim como experiências nacionais e internacionais. Ademais, assuntos ligados à gestão do saneamento básico e saneamento urbano e rural serão tratados no evento.

Estima-se como público alvo estudantes, pesquisadores, profissionais da área, gestores, políticos, projetistas, instituições de fomento, companhias de saneamento, indústrias, órgãos públicos e empresas privadas atuantes no setor, ONGs e organismos de cooperação internacional interessados e atuantes na área de sustentabilidade, saneamento básico, resíduos sólidos, uso racional de água e energia etc.

O Seminário se realizará nos dias 04 e 05 de Novembro de 2019. O Local inicialmente pensado do evento será o Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, Ceará, e contará com a presença de renomados cientistas nacionais e internacionais na área do saneamento básico, tratamento de esgotos, resíduos sólidos, biogás e reúso de águas.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis, foi criado com o intuito de se tornar um centro de referência nacional e internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto sanitário, notadamente para países em desenvolvimento, de forma a contribuir para a promoção de mudanças estruturais e estruturantes nos serviços de esgotamento sanitário, a partir da capacitação profissional, desenvolvimento de soluções tecnológicas apropriadas às diversas realidades nacionais, construção e transmissão de conhecimento para a sociedade, órgãos governamentais e empresariais.

O INCT ETEs Sustentáveis faz parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto foi submetido no âmbito da chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 e aprovado em março de 2017, quando iniciou suas atividades. O INCT ETEs Sustentáveis conta com o aporte de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Dessa forma, a gestão operacional do Programa é feita pelo CNPq, juntamente com as demais entidades que aportaram recursos financeiros ao programa.

Formado por 7 das mais importantes instituições brasileiras de ensino e pesquisa na área de saneamento, o INCT ETEs Sustentáveis conta com a participação das seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (instituição coordenadora), Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade de São Paulo – USP e Instituto Superior de Administração e Economia do MercosuI – ISAE/FGV

A estrutura organizacional e funcional do Instituto é apresentada na Figura 2. A coordenação e a subcoordenação geral do INCT ETEs Sustentáveis é realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, instituição coordenadora e sede do Programa, com o auxílio dos demais coordenadores das instituições parceiras, integrantes do Comitê Gestor do INCT ETEs Sustentáveis

O Instituto foi concebido para atuar em cinco pilares estratégicos, a saber: (i) nucleação de competências na área de tratamento de esgoto; (ii) formação de recursos humanos de alto nível para atuar na área; (iii) desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas; (iv) gestão, capacitação e transmissão de conhecimento para a sociedade; e (v) gestão, capacitação e transmissão de conhecimento para o setor empresarial e governo. Os pilares estratégicos subdividem-se em nove Comitês Técnico-Científicos (CTCs), cujos temas, coordenadores e subcoordenadores são detalhados na Figura 1.

A fim de garantir o trabalho em rede e o compartilhamento de responsabilidades, o projeto conta com grande envolvimento de todas instituições parceiras, as quais contribuem no desenvolvimento das seguintes atividades principais: (i) auxílio na gestão geral do projeto, via participação no Comitê Gestor do Programa; (ii) coordenação de pelo menos um dos nove Comitês Técnico-Científicos (CTC); (iii) condução de projetos de pesquisa específicos na sua instituição.

O INCT ETEs Sustentáveis foi concebido não só no sentido de gerar conhecimento científico, mas também gerar tecnologia nacional para transferir para a sociedade. Assim, além de universidades situadas dentro e fora do país, conta-se com o apoio institucional de companhias de saneamento, empresas privadas, órgãos governamentais, entre outros (Figura 3). Por fim, busca-se também a produção de material técnico para ser utilizado nas capacitações, treinamentos, e disponibilização gratuita para todo e qualquer tipo de público.

Maiores informações podem ser obtidas no sítio:
https://etes-sustentaveis.org/